A Prefeitura de Diadema oficializou a criação da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE) e a reativação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), em uma estratégia para fortalecer a segurança pública na cidade.
Ambas as unidades da Guarda Civil Municipal (GCM) atuarão de forma integrada, com foco em operações estratégicas e patrulhamento tático. “Criamos a IOPE para responder com agilidade e preparo aos desafios que a cidade enfrenta em termos de segurança”, afirmou o prefeito Taka Yamauchi.
Além da reestruturação das equipes de segurança, a Prefeitura contou com parcerias de empresas locais para viabilizar melhorias nas viaturas da GCM, sem custos para os cofres públicos. O investimento, estimado em R$ 25 mil, possibilitou a adequação dos veículos utilizados pela IOPE, ROMU e Guarda Ambiental.

Viaturas da IOPE e ROMU de Diadema, adquiridos com a colaboração da iniciativa privada da cidade.
Durante a cerimônia de oficialização das novas medidas, o prefeito destacou a importância dessas ações para a cidade: “Investir em segurança é investir em dignidade. Nossa missão é tornar Diadema cada vez mais segura, com ações planejadas, apoio da sociedade e muito trabalho”.
A ampliação das rondas escolares, patrulhamento inteligente e a futura implementação da Muralha Digital, com câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas, reforçam o plano da gestão municipal para a segurança da população.
O secretário de Segurança Cidadã, Paulo Pinheiro da Silva, celebrou os avanços e ressaltou o impacto positivo das iniciativas: “A integração da IOPE com a ROMU representa uma nova etapa para a segurança em Diadema”.
Onde Fica:

Prefeito Taka Yamauchi entrega novas pistolas para Guarda Civil Municipal da ROMU
Onde fica:

Prefeito Taka Yamauchi, Secretários municipais, Representantes da CIESP, empresários, Guardas Civis Municipais e vereadores no evento realizado na CIESP Fotógrafo Mauro Pedroso